Tratar a ansiedade não é fácil. É necessária uma abordagem holística da pessoa, perceber quais as causas que a desencadearam, quais os momentos em que ela se intensifica, qual a primeira vez que se manifestou e de que forma isso afecta a sua vida e a sua saúde [a ansiedade, se não tratada, acaba por ter consequências a outros níveis.
O Reiki, enquanto terapia energética e holística, pressupõe uma abordagem global do estado da pessoa. Em primeiro lugar, fará com que a pessoa reflicta e comece por tentar identificar o cerne da questão, ou seja, aquilo que provoca a ansiedade [situações, lugares, pessoas, acontecimentos ou pensamentos]. Depois, actua na redução dos efeitos da ansiedade – físicos [falta de ar, palpitações, suores frios, tremores], mentais [mente acelerada, pânico, incapacidade para reagir] e emocionais [medo incontrolável, angústia, desespero]. Por fim, permite o reequilíbrio e harmonia das componentes físicas, mental e emocional.
Com a continuidade do tratamento com Reiki, a pessoa com ansiedade começa não só a sentir menos os efeitos da ansiedade no seu corpo e mente, como começa também a mudar a sua forma de pensar e agir, uma vez que se sente mais energizada, equilibrada e em harmonia. É por isto que o Reiki tem resultados tão bons no tratamento da ansiedade, porque não se foca só no tratamento dos sintomas mas também na identificação das causas e no equilíbrio global da pessoa, fazendo-a reflectir sobre todos os aspectos da sua vida, devolvendo-lhe a confiança para que ela possa encontrar dentro de si o poder para se curar.