terça-feira, 18 de novembro de 2014

Benefícios do Reiki nas crianças



O Reiki pode ajudar em diversos problemas infantis, como sejam: distúrbios emocionais (depressão, ansiedade, comportamentos obsessivos), hiperactividade (incluindo a falta de capacidade de concentração) e comportamento desviante (comportamentos anti-sociais, agressões, mentira e roubo). Com esta terapia, a criança fica mais tranquila e mais aberta para falar dos seus sentimentos aos seus progenitores.

No entanto, há que ter em atenção que estes comportamentos podem ter origem em problemas muito mais profundos como: uma deficiente educação parental, abuso infantil, bullying, negligência, doença e até a perda de alguém muito próximo. Perante estes problemas, uma criança muito nova pode apresentar distúrbios fisiológicos: alteração no sono e nos padrões alimentares. Por sua vez, uma criança mais velha e em idade escolar, demonstra perturbações mais ao nível do comportamento: mau desempenho escolar, relações deficitárias com os seus amigos e familiares, aparecendo as primeiras fobias.

Outra situação decorrente das rotinas escolares e que é um verdadeiro foque de ansiedade para a criança e para o jovem é o stress proveniente da época dos exames. A competição entre os seus pares, a exigência dos pais e mesmo dos próprios miúdos, fazem com que nestes períodos as dores de barriga e até febre estejam presentes. Nestes casos, o Reiki pode igualmente atenuar os picos de ansiedade, fornecendo a tranquilidade e a lucidez que os estudantes tanto necessitam para obterem bons resultados escolares.

Reiki em Doentes Oncológicos



Um estudo realizado pelo Hospital de S. João em Portugal, a fim de investigar a influência da terapia Reiki em doentes oncológicos, nos deixaram explícito os benefícios do Reiki sobre a maioria dos doentes que participaram desse projeto, onde demonstraram uma melhora significativa em relação ao sofrimento causado pela doença, tanto como a ansiedade, como a dor, proporcionando assim uma melhor qualidade de vida para os doentes oncológicos.

A Hematologista Fátima Ferreira do Hospital de São João e também conhecida como presidente da Associação de Apoio aos Doentes com leucemia e Linfoma, declara que os pacientes que receberam a terapia Reiki, conseguiram enfrentar de forma mais positiva, tanto os aspectos fisiológicos como os psíquicos.

O Reiki nada mais é que um sistema natural de harmonização e reposição energética com o propósito de manter, equilibrar ou recuperar a saúde transformando as energias nocivas em benéficas. E trazendo ao paciente não só uma qualidade de vida melhor como também devolvendo a sua auto-estima.