-25% de 1 a 30 de Janeiro
A Drenagem Linfática Manual (DLM) busca a ativação da circulação da linfa, mediante a estimulação dos vasos e gânglios linfáticos, o que facilita a eliminação do excesso de líquido intersticial. Chama-se drenagem e não massagem, porque suas manobras não amassam o tecido, mas o drenam.
A linfa é que transporta as substâncias que não são transportadas pelo sistema venoso, leva proteínas, resíduos metabólicos, gorduras de grande tamanho, fibrinogênio, glóbulos brancos, ureia, substâncias estranhas e bactérias.
O sistema linfático se encontra paralelo ao sistema circulatório e tem a mesma direcção que a circulação venosa. A primeira coisa que faz é levar a linfa dos tecidos através dos capilares linfáticos, estes ao unirem-se formam os vasos linfáticos que transportam a linfa até os nódulos linfáticos onde é limpa de bactérias e se absorve uma parte do líquido.
Em seguida, a linfa depurada passa então para os vasos linfáticos que têm sua terminação no ponto denominado “termos” que se encontra na junção das veias jugular e subclávia no pescoço. Neste momento, a linfa passa a ser parte do sangue.
Existem diferentes métodos de drenagem linfática manual e os mais conhecidos são:
O método voder
O método Földi
O método Leduc
As manobras de drenagem linfática manual são suaves e muito delicadas, porque o que buscam é estimular a eliminação do excesso de líquido linfático acumulado na linfa.
A técnica de drenagem linfática manual se baseia em fazer chegar às áreas linfáticas saudáveis esse líquido nas áreas edemaciadas. Na sessão existem diferentes pontos importantes:
A preparo da paciente com um ambiente tranquilo e confortável.
Manobras para preparar os vasos linfáticos saudáveis.
Movimentos de drenagem.
Os movimentos importantes são dois: o de evacuação, que se concentra em evacuar a linfa da área edemaciada até os coletores e os vasos saudáveis; e o de captação ou de reabsorção, que estimula a penetração da linfa nos vasos linfáticos na área do edema.
A sessão de drenagem linfática manual dura entre 40-60 minutos, é normal e importante que a paciente queira ir esvaziar a bexiga, este é um sinal de que a drenagem foi bem realizada.